quarta-feira, 24 de junho de 2009

RECEITAS DE INVERNO - ALIGOT

Oficialmente desde o dia 21 de junho estamos no inverno. Tempo em que o vento estará mais gelado, o clima mais frio e a vida mais devagar. Esta época do ano é tão peculiar, que pode se tornar muito atrativa e interessante quando aliada a uma combinação perfeita: dias e noites gelados com boa gastronomia e ao lado de pessoas queridas. Prometo não deixar de postar receitas gostosas para essa época do ano.
Dica básica para os vinhos: queijo gordo vai bem com um vinho doce. Um queijo forte, com um vinho encorpado e um queijo suave com um vinho branco. Daí em diante cabe a você viajar pelo mundo maravilhoso dos queijos e vinhos. Respeite sempre o seu paladar e principalmente as diferenças e limitações de cada degustador. Um ótimo apetite.
Abaixo segue a deliciosa receita de Aligot (purê de batatas com uma mistura de queijos gruyère e minas padrão) do premiadíssimo Alex Atala, chef do D.O.M.
ALIGOT
Ingredientes:
3 batatas grandes (tipo asterix)
100ml de creme de leite fresco
50g de queijo gruyère ralado
150g de queijo minas padrão ralado
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Lave bem as batatas e leve-as para cozinhar em fogo médio, com a casca. Coloque sal na água (1 colher de sopa para cada 2 litros de água). Quando estiverem no ponto, a casca vai começar a rachar. Retire do fogo, escoe e descasque, uma a uma, usando um pano seco para não queimar as mãos. Não coloque as batatas em baixo d'água. Amasse as batatas com um garfo duas vezes e passe por uma peneira para que fique bem fina a mistura. Adicione o creme de leite e leve ao fogo baixo para aquecer. O próximo passo é adicionar os queijos lentamente, sempre na mesma proporção. A própria temperatura do purê vai derreter os queijos. Fogo baixo. O ponto certo é quando a massa do aligot estiver puxa. Teste usando duas colheres. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...