quinta-feira, 16 de julho de 2009

OS QUEIJOS CONSUMIDOS NO BRASIL

MAYTAG BLUE STILTON GORGONZOLA ROQUEFORT
Noutro dia postei dois tipos de queijos consumidos aqui no Brasil. Como disse, sempre que puder irei falar um poquinho desta iguaria quase que unânime. Sempre por ordem alfabética. Para hoje:
QUEIJO BLUE: queijo de massa meio dura, de maturação por fungos. Via de regra é fabricado com leite homogeneizado. Na verdade uma família de queijos de bolores azuis, cremosos ou esfarelados, de sabor picante e aroma forte. Entre as variedades as mais conhecidas estão o Roquefort, o Gorgonzola, o Azul de Maytag e Stilton.
QUEIJO BRIE: o queijo Brie, de origem francesa, é fabricado no Brasil, com a mesma tecnologia do queijo Camembert, residindo as diferenças mais no seu formato do que nas suas propriedades. É um queijo de massa macia e quebradiça, maturado externamente pela bactéria Penicillium Candidun, que lhe confere sua característica casca branca aveludada. Por isso também é conhecido como queijo de mofo branco. Geralmente, produzidos em processos manuais, a partir de pequenas quantidades de leite, apresentam-se em forma de pequenos triângulos. O ponto ideal para ser consumido apresenta-se entre 25 e 40 dias após sua fabricação. Com essa maturação terá adquirido sua massa cremosa e seu característico sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...