segunda-feira, 27 de julho de 2009

SUSHI - PRINCIPAIS TIPOS

Mais do que qualquer cozinha no mundo, a culinária japonesa é uma experiência marcante para a visão, o olfato e o paladar. Básica, sofisticada e estimulante, traduz como poucas o significado da palavra harmonia. Hoje vou falar um poquinho sobre o sushi. Existem diversos tipos diferentes de sushis e, de acordo com o formato e recheio, recebem nomes distintos.
Os mais conhecidos aqui no Brasil são os seguintes:
Califórnia: versão americanizada de uramaki, é uma boa opção para quem não gosta de peixe cru, pois é confeccionado com kani, pepino e manga (ou abacate). Algumas vezes inclui-se maionese ou cream cheese.
Hossomaki: é o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer "fino" e maki significa "enrolado", daí, "enrolado fino". Conforme o recheio usado, o hossomaki leva outro nome: Tekamaki - de atum. Kapamaki - de pepino. Shakemaki - de salmão. Nigiri: bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru ou ainda polvo e camarões. São preparados à mão sem a ajuda de esterinhas e sempre apresentados aos pares. O movimento da mão ao fazer este bolinho leva o nome, em japonês, de niguiri, daí o nome deste sushi. As pessoas tendem a "molhar" o arroz do niguiri no shoyo, mas o certo conforme a cultura oriental é "molhar" o peixe. Norimaki: bolinho de arroz enrolado em alga de nori. Este sushi é recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas. Temaki: é o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer "enrolado na mão" (Te=mão). A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demora para comer, a alga amolece com a umidade e fica borrachudo.
Uramaki: arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer "fora". O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de enfeitar, dá um sabor especial. Depois é cortado em 6 unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia. Com um crescente mercado de sushis, a criatividade dos sushiman gera uma enorme variedade de tipos, cortes e ingredientes. Algumas delas condenáveis como os sushis com frutas e com recheios de queijo ou empanados. Os mestres tradicionais torcem o nariz e se recusam a preparar estas novidades. Itadakimasu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...