segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CHIMICHURRI URUGUAIO


Não afirmaria que o chimichurri tem sua origem na culinária uruguaia, mas as melhores receitas que conheço procedem de lá. Segundo conta a lenda,  diga-se de passagem,  lenda argentina, esse molho teria sido criado naquele país por um inglês, e o nome foi adaptado ao espanhol, para facilitar a pronúncia. Uma das histórias fala de um irlandês, Jimmy McCurry, que teria preparado o molho pela primeira vez e do seu nome surgiu o termo chimichurri. Teria sido um simpatizante da causa da independência argentina no século XIX e acompanhado o General Belgrano. Outra historia, norteia sua origem em imigrantes do Reino Unido que moravam nos pampas daquele país e acompanhavam a carne com molhos a base de curry. Quando pediam o molho (em inglês give me the curry) misturado ao dialeto local (tche meu molho) acabava saindo che mi curry. Mas isso acho que é papo furando, o mais aceitável é que o nome tenha sua etmologia na palavra basca tximitxurri, que significa ¨mistura¨, conceituando bem o delicioso chimichurri, uruguaio ou argentino. Eu particulamente indico um dos corte de carne do uruguai (o gado de lá é o Aberdeen Angus e Hereford) para acompanhar o polêmico, mas não menos saboroso molho: Asado de Tira (costela); Colita de Cuadril (maminha); Tapa de Cuadril (picanha); Bife Angosto (contra- filé); Bife Ancho (entrecote, noix ou contra-filé da costela); Ojo de Bife (baby beef); Filet de Lomo (filé mignon); New York Steak (t-bone); inchulín (intestino assado) e porque não um cordeirinho: French rack (carré de cordeiro). A seguir uma sugestão de receita do molho:

CHIMICHURRI URUGUAIO

Ingredientes:

1 Pimentão verde
5 pimentas dedo de moça sem sementes
1 cebola roxa
3 dentes de alho
1 xícara (chá) de água mineral gelada
meia xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
meia xícara (chá) de orégano seco
2 colheres (sopa) de sal
meia colher (sopa) de pimenta do reino branca moída na hora e grossa

Modo de Preparo:

Pique grosseiramente os quatro primeiros ingredientes, lavando bem a cebola depois de cortá-la. Tome um copo de liquidificador e bata, inicialmente a cebola por 30 segundo. Após, junte todos os outros ingredientes por uns dois minutos, ou até formar um molho bem pastoso.

Dica: se quiser em pedaços, pique os 4 primeiros ingredientes bem picados e junte os demais inggredientes, emulsionando antes os azeitecom um fouet  e acrescentando  vinagre.

4 comentários:

  1. Maribel Nunes de Mello Pedrososábado, 10 de dezembro de 2011 10:41:00 BRST

    Como me gusta mucho el chimichurri me voy a hacer tu receta.Muchas gracias por compartillar con nosotros.
    Maribel N de Mello Pedroso

    ResponderExcluir
  2. Este molho é muito bom !!!
    Eu como ele puro todos os dias.
    Att. Rodrigo.

    ResponderExcluir
  3. Conheci este molho em piriapolis uruguay. A partir dai o chimi eh imprescindivel ao meu churrasco.
    Tambem vou experimentar esta receita

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...