domingo, 21 de fevereiro de 2010

GASTRONOMIA - PROFISSÃO DO FUTURO E DO PRESENTE

Ferran Adrià, chef catalão proprietário do restaurante El Bulli, situado em Cala Montjoi  é considerando o melhor chef do mundo (o restaurante não tem mais reservas para 2010).



Vários amigos me perguntam onde é possível fazer cursos de gastronomia aqui na cidade de Campinas. Para ser sincero, nossa cidade, apesar do tamanho, não oferece nenhum curso que eu pudesse recomendar. Todavia, a gastronomia oferece uma gama muito grande de profissões correlacionadas, seja na área prática propriamente dito, o chef de cozinha por exemplo, passando pelo jornalismo e pela literatura enogastronômica. Gastronomia é uma arte, e tal como qualquer expressão artística não se pode aprender simplesmente, posto que ela é inata. Eu mesmo nunca fiz nenhum tipo de faculdade ou mesmo curso técnico para aprender a cozinhar. Eu aprendi sozinho, colocando a mão e a imaginação na massa. Para quem quer realmente estudar, existe na cidade de São Pedro/SP, um campus do Senac, que oferece um curso de graduação (tecnologia em gastronomia), dois de pós-graduação (gastronomia: Vivências Culturais e Docência para o ensino Superior - com ênfase em Gastronomia, Turismo e Hotelaria) e um de extensão universitária (Cozinheiro Chef Internacional), além de diversos cursos livres. Outro curso muito bem recomendado pelos gastrônomos de plantão é o da Escola de Turismo e Hospitalidade - Tecnologia em Gastronomia, das Falcudades Anhembi-Morumbi na Capital de São Paulo. A seguir um video bem interessante sobre a profissão.

3 comentários:

  1. A profissão do momento é a pedagogia, as maiores empresas dos paises desenvolvidos estão investindo em profissionais que possam criar um ambiente de aprendizagem nas empresas - esse profissional é o pedagogo - a moda agora é universidade corporativa e ambiente de aprendizagem organizacional. Os profissionais aprendem a aprender no seu ambiente de trabalho e em todos os ambientes....acho que vou fazer pedagogia...uhuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Olá Peco,adorei o seu blog...estou fazendo uma feira de profissões para minha escola e irei junto com minhas colegas falar sobre a gastronomia,gostaria da sua ajuda se possível...Iremos falar da gastronomia ensinando as pessoas a se alimentar e não só a comer... Gostaríamos de fazer algumas receitas fáceis e praticas para serem distribuídas durante as apresentações,será que pode nos ajudar??Alimentar-se vs comer é um bom tema para se falar para adultos e jovens?? obg

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...