sábado, 10 de abril de 2010

TEMPO DE PINHÃO


Neste mês de abril inicia-se a temporada do pinhão (a safra vai de abril a julho). Semente comestível da araucária, árvore imponente muito comum em regiões de clima frio. Campos do Jordão, Cunha e Santo Antônio do Pinhal, são cidades paulistas localizadas no Vale do Paraíba onde esta árvore pode ser ainda encontrada com certa abundância. Para informação, o Estado do Paraná é um dos que mais produz e consome o pinhão.
A aplicação do pinhão na culinária é praticamente infinita, mesmo sendo difícil de tirar aquela casca. Ele pode ser usado na confecção de molho para peixes e carnes, no kibe, na sopa, nos diversos tipos de risotos, na salada, na panqueca, no fricassê, bolos, doces, farofas, bolinhos, estrogonofe, licor, etc, etc. e também numa forma muito simples: apenas cozido com sal.

Para não perder o hábito vou publicar uma receita com esta saborosa semente, muito comum nos restaurantes de Campos do Jordão.




TRUTA EM CROSTA DE PINHÃO

Ingredientes para uma porção:

1 filé de truta limpo (pode ser defumado)
50ml de creme de leite fresco
150ml de caldo de frango
150ml de fumet de peixe
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)
150 g de pinhão cozido em lascas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
Pimenta do reino branca moída na hora
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Tempere o filé de truta com sal e pimenta. Misture o pinhão, a farinha e a manteiga transformando em uma pasta. Tempere-a com sal e pimenta. Cubra o filé com esta pasta e leve ao forno médio (180C) por 10 minutos. Dilua o açafrão no vinho, junte o fumet de peixe e o creme de leite e leve para engrossar em fogo médio. Sirva o filé de truta com arroz branco e o molho separado. Qualquer verdura cozida meio amarga, vai muito vem com esse prato. Eu gosto da escarola. O Vinho para harmonizar são os brancos secos mediados ou muito encorpados como os franceses Graves e Chablis, ou pouco encorpados como os Riesling alemães e os brancos secos austríacos. Bom Apetite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...