sexta-feira, 25 de junho de 2010

OSSOBUCO AO MALBEC

Nesta semana encontrei-me com um amigo das antigas, o empresário Nano Marchini (Avenida Vidros) e ele me pediu uma receita de ossobuco que não contivesse vinho. Bom, a receita que vou postar é do amigo e conceituado chef de cozinha, Antonello, bem magrinho hoje é verdade, pois a  foto é de 2005 em uma aula-show no Espaço Hípica Gourmet da Sociedade Hípica de Campinas, que eu coordenava com muito esmero na época. O vinho da receita pode ser substituído por caldo de carne e/ou molho de tomate, mas garanto que vai perder muito sabor.

A receita abaixo foi extraída da apostila que preparei para o citado evento que ocorreu em 29 de abril de 2005, de muito sucesso, diga-se de passagem. Mas deixa de saudosismo e vamos ao que interessa. Bom Apetite!!!!!!!
                                                                                                                     Chef Antonello





OSSOBUCO AO MALBEC COM POLENTA CREMOSA E GORGONZOLA





Ingredientes para 6 pessoas:

6 ossobucos padronizados de no máximo 4 cm de altura
salsão cortados em cubos
cenoura cortada em cubos
cebola cortada em 4 partes
uma cabeça de alho inteira
raspa de limão
caldo de carne (pode ser em cubinhos) 1 unidade
20 gramas de salsinha picada
talos de salsa (alguns talos)
500ml de vinho Malbec
200g farinha de trigo
50g manteiga
20g de óleo
Sal e pimenta do reino o quanto baste
500g de polenta pré-cozida
2 litros de caldo de legumes
100g de gorgonzola
1 litro de água

Modo de preparo:


- Separe os ossobucos, tempere com sal, pimenta e passe na farinha de trigo.
- Em uma panela, adicione o óleo, deixe esquentar, coloque dois ossobucos por vez, sele de um lado, vire e termine o processo.
- Na mesma panela, adicione os legumes, o alho e os talos de salsa, refogue coloque o vinho, refogue mais um pouco para evaporar o álcool. Após, adicione os ossobucos por cima dos legumes e em seguida cubra com a água e o caldo de carne, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por umas 2 horas ou até a carne ficar macia ao toque do garfo.
- Retire os ossobucos, coe o caldo restante, volte ao fogo e deixe reduzir um pouco. Faça uma mistura de manteiga com farinha de trigo (roux) para engrossar o caldo, adicione a salsa picada, as raspas de limão. Reserve para a finalização.
- Ferva o caldo de legumes, vá adicionando a polenta pouco a pouco e mexa com o batedor, deixe cozinhar, coloque a gorgonzola e finalize com o sal.
- Monte o ossobuco, regue com o molho e sirva a polenta ao lado da carne.

Um comentário:

  1. GRANDE PECO,QUE HONRA ESTAR NO SEU BLOG!!!DIANTE DE TANTAS RECEITAS SUAS,É COVARDIA COMIGO!!!RSRSRSRS,MAS ESPERO QUE TODOS GOSTEM.
    ABRAÇOS
    ANTONELLO

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...