sábado, 24 de julho de 2010

LENDA CAMPINEIRA


Já cansei de falar que sou apaixonado por sanduiches, mas quem não é? O meu preferido é o de rosbife caseiro com gorgonzola, etc, etc..., cortado "boca de anjo". Não tenho dúvida que esse corte de sanduíche, foi criado em Campinas/SP. Diz a lenda, que além da "Picanha com Rúcula (do Hirata)", "Bolacha de Provolone (do extinto Paulistinha)", "Cachorro Quente com Batata Palha e inúmeros outros ingredientes (dos ainda atuais Kidoqueiros)", também somos responsáveis pelo sanduíche "Boca de Anjo" (do Giovanetti do século XX. )Mas vamos ao que interessa. O rosbife, considerando um dos principais pratos dos ingleses, o roast beef , é um corte bovino, geralmente feito com o lagarto, é assado em forno fortíssimo para que doure bem por fora e permaneça bem mal passado no seu interior. Vou postar a receita que costumo preparar na minha casa.

ROSBIFE CASEIRO

Tome uma peça de lagarto livre de qualquer gordura. Tempere-a, sem furar, com sal fino e bastante pimenta do reino moída na hora. em uma forma grande faça uma mistura com vinho tinto, manteiga e galhos de alecrim. Coloque a grelha bem no meio do forno e aqueça-o à temperatura máxima. Depois de aquecido, coloque a carne na grelha do forno e embaixo a forma. Feche e deixe-o assim por 30 minutos sem abrir. Depois desse tempo comece a regar a carne de 5 em 5 minutos. Calcule 40 minutos por quilo de carne. Depois de assado retire do forno e deixe esfriar e leve para geladeira por umas 3 horas. Fatie em máquina de fatiar frios, se tiver.

MEU SANDUÍCHE PREFERIDO (eu como dois)

Ingredientes:

2 pães franceses fresquíssimos
150g de rosbife caseiro finamente fatiado
4 fatias grandes de queijo estepe de excelente qualidade
60g de gorgonzola dissolvido em 4 colheres de cerveja
Folhas de rúcula
fatias finas de tomate
azeitonas pretas
azeite de oliva extravirgem
molho inglês
molho de pimenta vermelha
maionese
mostarda

Montagem:

Primeiro corte os pães ao meio e retire o miolo. Divida metade de todos os ingredientes para cada sanduba. Inicie com o rosbife, tempere-o com azeite, molho inglês e mostarda. Coloque o gosgonzola, o queijo estepe e os tomates. Cubra com as azeitonas pretas, gotas de molho de pimenta e por último coloque as folhas de rúcula e maionese opcionalmente. Feche o sanduíche e corte-os no sentido transversal. Vire-os de cabeça para baixo e fatie o pão. Com cerveja vai muito bem. 



2 comentários:

  1. Que BLOG Legal!! Show!!!!! Valeu , Isa Morisco

    ResponderExcluir
  2. Em 1977 já comia o famoso sanduíche do Facca Bar cortado assim...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...