sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FRANGO NO DENDÊ

Nós da região sul/sudeste não temos por hábito usar o azeite de dendê no nosso cotidiano gastronômico. Infelismente existe o estigma de que de causa diarréia, intoxicações, etc. Ledo engado. O azeite de dendê que causa mal estar é aquele frito, até o seu ponto de saturação, que, se ingerido ataca diretamente o fígado. Comprovadamente, este azeite do norte/nordeste entre muitos benefícios, combate o colesterol e o triglicedídeos; infecções e os radicais livres; é bom para o esmalte dos dentes e para o cabelo, além de ser riquíssimo em vitamina A, aquela que entre outras coisas faz bem para os olhos. O seu consumo deve ser da mesma maneira que o azeite de oliva, ou seja cru. Se for usado em pratos quentes, deve entrar apenas no final da cocção. A receita que posto hoje, costumo prepará-la em casa como refeição noturna e não tenho tido reclamações.

FRANGO NO DENDÊ

Ingredientes:

500g de peito de frango
1 cebola
1 dente de alho espremido
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de azeite de oliva (azeite doce no nordeste)
1 pimenta dedo de moça
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de caldo de galinha
2 tomates bem maduros
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Refogue a cebola, o alho, o tomate e a pimenta nos dois azeites. Junte o extrato de tomate, o gengibre, o frango e frite por 5 minutos. Corrija o sal, junte o caldo de galinha, abaixe o fogo e cozinhe até amaciar a carne (cerca de 1/2 hora). Se quiser, pode acrescentar umas batatas picadas quando juntar o caldo. Depois de pronto, sirva com arroz branco.

3 comentários:

  1. PRÁ mim fez diárreia mesmo.comi o peixe no almoço de sexta-feira. Hoje é segunda e ainda estou expelindo o maldito azeite de dendê.

    É uma delicia mas para meu organismo não dá.

    ResponderExcluir
  2. Caro (a) AnÔnimo (a), sou da região sudeste, uso muito o dendê, inclusive para fritar. De duas, uma: ou o frango não estava lá estas coisas, ou você abusou do azeite. Não desanime e tente mais uma vez, quem sabe não foi o seu organismo que não esta va disposto neste dia???

    ResponderExcluir
  3. Comi hoje um peixe com dende feito por um bahiano. Estava delicioso, mas estou morrendo na privada. Arrependimento.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...