terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CARDÁPIO DE VERÃO


O verão pede uma alimentação leve, rica em verduras, frutas e legumes. A alternativa é apelar para saladas e sucos. Sei também que muitas pessoas não toleram esse tipo de alimento, mas com criatividade ou ainda, buscando subsídios em receitas tradicionais, driblamos com facilidade esse empecílio. A seguir dou a dica de um cardápio completo para acordar, passar o dia e dormir bem alimentado e sem fome.

CAFÉ DA MANHÃ

Para muitas pessoas esta será a refeição mais importante do dia, pois dependendo da atividade, a falta de tempo não permitirá almoço e outras refeições tranquilas. Então faça o possível para consumir 3 alimentos fundamentais: 1 porção de algum laticínio (leite, queijo ou iogurte); 1 fruta ou 1 copo de suco de sua preferência; e pelo menos duas fatias de pão com algum cereal (tipo pão com aveia, etc).

ALMOÇO

Se você está de férias, e assim com tempo para pensar no almoço, que tal uma salada árabe para variar o seu menu diário? Trata-se do Fatuche, cujo video posto a seguir:

 


JANTAR

Para o jantar, sugiro uma sopa fria bem light, pois estou levando em consideração que o dia foi quente e a que a noite a temperatura, por mais que abaixe, não irá permitir prato quentes e pesados. Vou batizá-la de

SOPA FRIA DE VERÃO 2011

Ingredientes:

2 pães franceses amanhecidos, ligeiramente amolecidos em leite
2 dentes de alho
1 xícara (chá) de amêndoas descascadas e levemente torradas
6 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 cacho de uvas Thompson cortadas aos meio
Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador, as amêndoas, o pão e alho com um poquinho de sal até obter uma mistura homogênea com as amêndoas bem trituradinhas. Mantenha o liquidificador ligado e vá acrescentando o azeite de oliva, o vinagre e uma xícara de caldo, até obter uma mistura homogênea e cremosa. Tranfira para uma sopeira e junte o restante do caldo (se ficar muito grossa, junte mais caldo). Cubra com filme plástico e leve para a geladeira. Na hora de servir, junte as uvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...