terça-feira, 17 de maio de 2011

CALDINHOS


Que tal na próxima reunião social na sua casa, você fazer uma festa diferente. Hoje existem muitas confrarias na cidade que se reunem, entre outras coisas, para uma boa enogourmeteria. Os menus são os mais variados possíveis. De pizza à risoto de lagosta e de churrasco à comidinhas de botecos, encontramos de tudo. Noutro dia me pediram uma sugestão para variar o cardápio de uma confraria que tinham apenas duas opções: a) pizza; b) churrasco de picanha. Realmente para quem se reune semanalmente como é o caso desta turma, as opções estão bem limitadas. Fui então convidado pelo grupo para levar uma alternativa. Como se reunem no horário noturno e num espaço gourmet bem aberto da casa de um deles, sugeri que fizessem alguns caldinhos (está frio a noite) e substituissem a picanha por uma linguiça cuiabana com mandioca cozida e farofa. Fiz ainda um cuscuz apimentado de camarão com palmito. A bebida, claro, muita cerveja. Abaixo dou a receita de dois caldinhos para as noite mais frias deste outuno.

CALDO DE MOCOTÓ

Ingredientes:

1 mocotó (pé do boi) cortado na serra em rodelas e muito bem lavado com limão e com uma escova
Quanto baste de água para o cozimento
1 cebola grande picada
2 folhas de louro
4 dentes de alho espremidos
4 colheres de sopa de salsinha
2 colheres de sopa de hortelã picada
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 pimenta dedo de moça (ou malagueta se aguentar)
5 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Deixe o mocotó de molho em água com limão por meia hora. Cozinhe na pressão o mocotó com todos os temperos até soltar do osso. Deixe o caldo apurar e engrossar bem. Raspe bem todos os osso para aproveitar bem a carne. Junte então o azeite de oliva e sirva com farinha de mandioca torrada.

CALDINHO DE CAMARÃO

Ingredientes:

500g de camarões médios limpos
2 xícaras (chá) de leite de coco
5 xícaras (chá) de caldo de camarão
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de cebola picada
6 tomates sem as sementes picadinhos
2 dentes de alho espremidos
1 pimentão verde picadinho
Salsinha, cebolinha, sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:

Refogue no azeite a cebola, o alho e o pimentão. Adicione e refogue metade dos camarões já temperados com sal e pimenta-do-reino. Junte o tomate, refogue por alguns minutos e agregue o caldo de camarão. Refogue por 15 minutos e bata no liquidificador. Retorne à panela, junte o leite de coco, a salsa e a cebolinha. Deixe então ferver por 5 minutos. Corrija o sal e a pimenta. Tempere a outra metade dos camarões e refogue no azeite. Distribua então esses camarões em canequinhas, complete com o caldo e polvilhe salsinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...