terça-feira, 21 de junho de 2011

INVERNO & GASTRONOMIA


O inverno começa hoje e com ele a temporada da gastronomia gorda, rica em gorduras e açúcares. É bastante natural que nosso organismo clame por comidas calóricas, pois ele se esforça mais para manter a temperatura corporal. Esse aumento de apetite é o nosso corpo pedindo mais energia. Mas cuidado: não saia por aí comendo feito um louco ou uma louca, pois esses excessos acabarão por fazer surgir doenças como a obesidade e a hipertensão, sem capitalizar o aumento das taxas de colesterol, triglicéride e glicose, elevando os riscos de doenças cardiovasculares. Mas não se desespere, existem alguns truques para você driblar essa fome de cão e fugir um pouco das comidas excessivamente calóricas, através das sopas, chás, peixes e frango sem pele, frutas de inverno, como os morangos, a tangerina, o maracujá azedo. Para não deixar batido, posto uma receita de peixe.

POCHÊ DE BADEJO AO MOLHO DE MARACUJÁ

Ingredientes:

Para o peixe:

2,5 kg de badejo ou do peixe que você mais gostar
2,5 litros de água
1 cenoura ralada
1 cebola em rodelas
1 folha de louro 
1 raminho de tomilho
Poissonnnière de cobre
1 ramo pequeno de salsão (aipo) picadinho
Alguns grão de pimenta do reino
1/2 colher (sopa) de sal
1 poissonnière (panela própria para cozinhar peixe)

Do molho:

400ml de iogurte
suco de 4 maracujás
200ml de maionese
2 colheres de sopa de dill (endro) fresco picado
Sal, pimenta do reino e azeite

Modo de Preparo:

Do Badejo:

Leve para ferver todos os ingredientes por uns 15 minutos. Coloque o badejo dentro da poissonnière, cubra com o caldo e cozinhe em fogo baixo por meia 20 minutos. Enquanto isso prepare o molho.

Do molho:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos, à exceção do azeite. Retire e coloque um fio de azeite e sirva sobre o Robalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...