domingo, 7 de agosto de 2011

PIMENTA ROSA E A SEMENTE DE AROEIRA


Inúmeras são as semente comestíveis e muitas delas fazem parte da nossa alimentação diária, tais como o arroz, amendoim, aveia, cacau, castanhas, centeio, cevada, ervilha, lentilha, coco, feijão, girassol, linhaça, nozes, quinua, soja, trigo, papoula, gergelin, etc, etc. 

Mas existe uma que sou realmente apaixonado: a semente de aroueira. De nome científico "Schinus Molle L." ou "Shimus Terebinthifolia", é da família das Anacardiáceas e possui como propriedades terapêuticas ser anti-diarrética, antileucorréica, adstringente, balsâmica, diurética, emenagoga, purgativa, estomáquica, tônica, antiinflamatória, fungicida e bactericida. Na gastronomia, além de embelezar tanto o prato salgado, quanto o doce, acrescenta sabor incomparável  no resultado final. Conhecida popularmente na culinária como Pimenta Rosa,  que de pimenta ela não tem nada (quer saber mais?  clique aqui.) entra na confecção e decoração de vários pratos que executo. Uma das combinações mais perfeitas que conheço e que leva esta sementinha, é um molho de queijo com pimenta rosa, que hoje posto para os amigos e amigas.



MOLHO DE QUEIJO COM PIMENTA ROSA

Ingredientes:

50 g de queijo emmenthal
50 g de queijo gruyère
50 g de queijo gorgonzola
50 g de cream cheese
250 ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de pimenta rosa 

Modo de Preparo:

Em fogo baixo, derreta a colher de manteiga e metade do creme de leite. Vá  então juntando, um à um, todos os 4 tipos de queijo para que derretam lentamente. Adicione o restante do creme de leite e reduza até que engrosse um pouco (não deixe muito, pois o molho continuará a engrossar depois que você terminar). Amasse metade das pimentas e misture-as ao molho. Mexa bem, corrija o sal, junte o restante das pimentas inteiras e sirva sobre bifes de filé mignon bem alto. Eu costumo degustar com um pouquinho de arroz com açafrão (pode ser cúrcuma mesmo) e batata palha bem fininha. Um talharim de boa qualidade, também casa muito bem com este molho de queijo.

13 comentários:

  1. Gostaria de saber a forma de conservar a pimenta rosa. Tenho um pé de aroeira e gostaria de ter as sementes para o meu consumo o não todo. Posso congelar?

    ResponderExcluir
  2. Eu conservo a pimenta rosa em um recipiente de vidro,coberto apenas com um tecido fino. Conservou o sabor e cor há uns 2 anos !

    ResponderExcluir
  3. O quilo da pimenta rosa custa em torno de R$ 50,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem nas ruas aqui onde moro o chinus émuito comum e tem a de aroeira tambem , loucura comprar

      Excluir
  4. Gostaria de vender a pimenta mais nao tenho a quem sou do interior da bahia meu contato drycasantos2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi gostaria de vender a pimenta mais nao tenho a quem vender se interessar meu contato alanboec@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, tenho interesse para consumo doméstico. Qt custa o KG? Onde vc está?
      obrigada Cylene *cydagama@terra.com.br)

      Excluir
    2. Você acha a pimenta rosa em supermercados, na seção de temperos. Não é caro.

      Excluir
  6. Gostaria de vender a pimenta mais nao tenho a quem se interessar meu contato e alanboe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Como saber se o pé que tenho em casa é da consumível ou se é a "brava" que causa alergias e doenças?

    ResponderExcluir
  8. Na minha cidade elas estão esparramadas por todas as praças, são lindas e odorizam tudo lugar. E o melhor, grátis!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, vc teria alguma receita de geleia com a pimenta rosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia. Na verdade a pimenta rosa não é uma pimenta e sim uma sementinha, mais precisamente da Aroeira. Já usei a pimenta rosa misturada à geleia de pimenta após o seu preparo acrescentando assim, uma deliciosa crocância. No blog você deve encontrar algumas receitas de pimenta, caso você não tenha uma e nelas basta acrescentar um generosa colherada de pimenta rosa.

      Excluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...