sexta-feira, 30 de setembro de 2011

HADDOCK À PECO NOGUEIRA


Hoje é meu aniversário, assim agradeço pelos cumprimentos que recebi e os acho que vou receber. Como tenho muito trabalho, durante o dia e a noite, pois gravarei um especial de Natal para uma emissora de TV (depois dou os detalhes), a comemoração ficará para o fim de semana. A receita eu vou adiantar para os amigos e amigas que gostam de Haddock. Peixe da família do bacalhau, alimenta-se no mar profundo e tem sua residência quase que exclusivamente na gastronomia da Escócia e mais recentemente na da Inglaterra, onde consomem o peixe no café da manhã, pode isso??. Por aquelas bandas, o peixe é encontrado inteiro ou em filés frescos, ou defumado que é como chega aqui no Brasil. De sabor e cor inconfundíveis, pode ser assado, grelhado ou cozido. Mas vamos à receita de aniversário.


HADDOCK À PECO NOGUEIRA


Foto D. Russel
Ingredientes para 2 pessoas:

2 filés altos de Haddock defumado
1 litro de leite integral
2 folhas de louro
1 raminho de alecrim
1 colher (café) de pimenta do reino branca grosseiramente esmagadas

Para o molho:

150g de manteiga francesa sem sal
20g de alcaparras
1 colher (chá) de vinho branco seco
1 colher (chá) de fines herbes
1 colher (sopa) de amêndoas torradas e em lâminas


Modo de Preparo:

Do Haddock:

Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até iniciar a fervura. Desligue o fogo, tampe a panela deixe nesta condição por aproximadamente 10 minutos. Com cuidado, despreze o líquido, transfira os filés para uma superfície lisa, retire a pele e os pontinhos escuros. Delicadamente, vire os filés e retire os espinhos com uma pinça. Reserve aquecido.

Derreta a manteiga em banho maria e aguarde que ela escureça um pouco. Apague o fogo, junte o vinho, as ervas e as amêndoas. Mexa bem e cubra os filés com este molho.

Dica: eu particularmente gosto de apreciar este peixe e molho com um pouquinho de purê de batata com quase nada de sal. O vinho indicado é o Sauvignon Blanc. 

Um comentário:

  1. Peco, esse ta muito bonito. Fiquei com agua na boca e vou fazer. Grande abraco. Erney

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...