quarta-feira, 30 de maio de 2012

FILÉ À VILALVA



Diz a lenda que este filé foi criado por uma antigo cozinheiro de um restaurante tradicional de Campinas/SP e depois se espalhou pela cidade, motivo pelo qual não conheço outra localidade que possua a iguaria em cardápios de seus restaurantes. Trata-se de um filé mignon à milanesa, recoberto com queijo mussarela e molho branco, além de alguns legumes como aspargos ou palmito, cenoura e ervilha. A receita é simples e o sabor é único.


FILÉ À VILALVA


Ingredientes para 2 pessoas:

2 filés grandes (de mignon)
1 ovo
1 colher (sopa) de leite
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
1 pitada de sal e pimenta do reino
4 palmitos
3 colheres (sopa) de ervilha fresca cozida
1 cenoura cozida e fatiada
4 fatias grossas de queijo mussarela
2 fatias de presunto (opcional)

Para o molho branco:

1/2 litro de leite
1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (sopa) de margarina
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Bata os filés para que fique fino, tempere com sal e pimenta. Passe-os então pela farinha de trigo, depois no ovo ligeiramente batido com uma colher (sopa) de leite e por último, passe pela farinha de rosca. Frite-os e reserve aquecido. Em uma panela, derreta a margarina, junte a farinha de trigo e cozinhe por um minutos. Sem parar de mexer, adicione o leite aos poucos e aguarde levantar fervura. Monte o prato, colocando no fundo os filés, sobre eles as fatias e de queijo e presunto, adicione as ervilhas e a cenoura e cubra tudo com molho branco bem quente. Decore com um tomate e os palmitos.

Um comentário:

  1. Boa tarde,concordo com a lenda que o filé à vilalva é de Campinas
    pois nunca encontrei este prato em outro lugar,pegando uma carona na mensagem aproveitei sua sugestão de rosbife e estou fazendo para mais tarde usar em um Sanduba,gostei do seu blog .

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...